Técnica stop – emotion realizada por alunos da Escola Municipal Arnaldo Busato

Você sabe o que Stop – Motion?

Stop Motion é uma técnica de animação muito usada. Com recursos de uma máquina fotográfica, ou de um computador utilizam-se diversos materiais, e modelos reais, para montar a cenas, pode se usar madeira de árvore que tenha troncos, folhas e também massa de modelar. Dependendo do processo, são tiradas até 600 fotos ou mais do cenário montado e são necessários aproximadamente 24 quadros para este processo. Os modelos são movimentados de lugar e fotografados quadro a quadro, esses quadros são posteriormente montados em uma película cinematográfica, e é feita a impressão de movimentos, na técnica também pode-se acrescentar efeitos sonoros, música ou fala.

A técnica do stop – emotion é muito utilizada para elaborar filmes, alguns conhecidos são: “A Fuga das Galinhas”, “A Noiva Cadáver” entre outros.  No cinema o material utilizado tem de ser mais resistente e maleável visto que os modelos precisam durar meses, pois o evento de moda para cada um tem um desgaste diferente.

Com o objetivo de tornar a ciência mais atrativa e possibilitar a construção do autoconhecimento, aliando a tecnologia em sala de aula de forma a tornar o ensino mais próximo da realidade digital dos alunos, a professora Graciela Agda dos Santos, desenvolveu com seus alunos do 5 da Escola Rural Municipal Arnaldo Busato, comunidade de são salvador a técnica  stop – emotion  para representar os conteúdos curriculares de Ciências tais como:  Ecossistemas brasileiros e componentes dos ecossistemas, levando o tempo de três meses até ficar tudo pronto.  (Vídeo disponível na galeria de videos).