Prefeitura de Ampére inova ao firmar parceria com a empresa VOA, e utilizar drones para pulverizar ruas e áreas públicas em combate ao COVID-19.

A administração municipal de Ampére, buscando soluções para o combate ao covid-19, firmou a primeira parceria, no Paraná, com a empresa VOA, que deu início a uma ação para incentivar o uso de aeronaves na pulverização de ruas e ambientes públicos. Na cidade já foram pulverizados mais de 150 mil metros quadrados e o investimento inicial é de 20 mil reais com recursos próprios.

A empresa VOA que mantém uma unidade em nosso município, já iniciou os trabalhos nas últimas semanas. A plataforma online da empresa, conecta usuários com operadores de drones de pulverização de lavouras, possibilitando unir forças e apoiar o governo nessa luta em combate à onda de contaminação provocada pelo novo coronavírus, pandemia essa, que assola o Brasil e o mundo todo.

“ Não queremos esperar essa pandemia chegar ao nosso munícipio. E essa pulverização é uma medida para combatermos esse vírus. O drone chega a lugares que não conseguimos e o tempo de pulverização é muito mais rápido. Nesse momento que o Brasil sofre com esses contágios todas as ações devem ser tomadas. Não estamos gastando, estamos investindo em vida” disse o prefeito de Ampère, Zuca Luquini.

Para o fundador e CEO da VOA, Nei Brasil, a ideia é ampliar essa campanha. Segundo ele, a empresa tem entrado com a tecnologia e com o pessoal especializado em campo. “Fomos provocados por contatos internacionais e na cobertura que o Fórum Econômico Mundial deu para o tema. Temos certeza que podemos contribuir demonstrando o uso de Drones. Com as ruas e espaços públicos vazios, os Drones podem ser utilizados para desinfetar os ambientes.” Brasil ressalta ainda que essa solução deveria ser vista pelo governo com uma das ferramentas de combate ao COVID-19.

“Preparamos nossa plataforma para reunir empresas e operadores especializados nessa ação. Esse momento pede união, todos juntos no combate a essa crise”, convoca Brasil. Ele ressalta ainda que todo e qualquer drone de pulverização hoje disponível no território nacional pode ser utilizado para este fim. “Estimamos que algumas centenas de drones estariam disponíveis e vamos tentar reuni-los. Para isso estamos publicando a circular de informações dessa campanha, de maneira que as pessoas fiquem informadas e se unam nessa missão.” A Circular pode ser acessada por meio do site: https://voaline.com/covid-19-circ/

Segundo ele, a pulverização por drones utiliza poucas pessoas, sendo todas devidamente preparadas e equipadas. O produto utilizado são desinfetantes típicos e populares à base de  Cloro ou de Amônia, sem risco à saúde da população. Além disso, o produto vigora de 12 a 15 dias. Um drone pode desinfetar cerca de 30 ha/dia. Podemos dizer que isso daria 2 a 5 locais públicos a serem pulverizados no dia.