Capacitação através do Samu, voltada ao atendimento pré -hospitalar de urgência e emergência

A Secretaria Municipal de Saúde de Ampére e os profissionais do Serviço do Atendimento Móvel de Urgência (Samu), que atuam nas bases do município realizaram uma capacitação voltada para o atendimento pré-hospitalar de urgência e emergência. O curso  reuniu vários profissionais de saúde, dentre eles enfermeiros, técnicos de enfermagem, médicos e condutores socorristas. Foram ministrados  treinamento em urgência e emergência para atendimento e também foram realizadas simulações de diversos tipos de atendimentos. A secretaria Municipal de Saúde agradece a população Amperense pela colaboração, pois no dia do treinamento 19 de outubro deste ano corrente, as unidades de PSF ficaram sem atendimento médico pois os mesmos estavam em treinamento.

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – SAMU 192  é um serviço gratuito  que funciona 24 horas acessado via telefone pelo numero 192  e realiza atendimento em qualquer lugar.  Tem como objetivo chegar precocemente à vítima após ter ocorrido alguma situação de urgência ou emergência e transporta-los em segurança dando o suporte necessário até chegar ao hospital. A  situação ocorrida pelo individuo pode ser  de natureza clínica, cirúrgica, traumática, obstétrica, pediátrica, psiquiátrica, entre outras, que possa levar a sofrimento, a sequelas ou mesmo a morte.  Trata-se de um serviço pré-hospitalar,  que visa conectar as vítimas aos recursos que elas necessitam e com a maior brevidade possível.