SECRETARIA DE SAÚDE ENCAMINHA 34 PACIENTES PARA CIRURGIA DE CATARATA EM FRANCISCO BELTRÃO

A Secretaria Municipal de Saúde deu inicio as triagens e exames dos pacientes que aguardavam em fila de espera para realização de cirurgias de catarata e pterígio. Neste primeiro momento estão sendo atendidos 34 pacientes que serão encaminhados para cirurgias no próximo dia 30 de julho no Hospital Regional de Francisco Beltrão.

A Catarata é a opacidade do Cristalino (lente natural do olho). Essa opacidade cria uma visão nublada, interferindo nas atividades do dia a dia do paciente. A catarata muitas vezes, evolui a cegueira; hoje, 51% dos casos de cegueira no mundo, são originados desta lesão, segundo a OMS (Organização Mundial de Saúde).

O Pterígio é uma formação carnosa que cresce sobre a córnea. É uma forma do olho responder a uma irritação ocular crônica. Ela não causa cegueira, mas esta pequena membrana avermelhada sobre o branco do olho cresce e se estende à córnea podendo interferir na visão.

Tendo essas informações como base, notamos a importância das cirurgias para o retorno da normalidade na vida dos pacientes que se encontram com essas lesões. Pois, a perda da visão vai se intensificando, em muitos casos causando a cegueira do paciente, trazendo mais problemas no dia a dia, como quedas, que levam a luxações, fraturas e cortes graves. Felizmente estes pacientes estarão livres destes problemas em breve.